VUCO VUCO – A POLÍTICA COMENDO POR BAIXO COMO FOGO DE MONTURO

 

QUEDA DO PIB, RECEITAS, IMPOSTOS E PREVIDÊNCIA

➽ O Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, informa que a curva descendente do PIB terá como consequência a queda da arrecadação. Para compensar a redução da receita da ordem de R$ 2 bilhões mensais, o governo já se prepara para aumentar impostos.

➽ O saque do FGTS, total ou parcial,  que o Ministro da Economia Paulo Guedes chegou  a acenar para incentivar o consumo, apenas será liberado depois da reforma da Previdência, como uma forma de o governo pressionar os deputados.

ATIVISMO JUDICIAL E A GRITA DOS POLÍTICOS, INCLUSIVE DE BOLSONARO:  O STF TOMA NOSSO LUGAR!

➽ Os políticos sempre reclamam do ativismo judicial quando o Supremo toma decisões que invadem a competência do Legislativo. Acontece que no passado o STF, ao verificar a omissão reiterada do Congresso Nacional em torno de questões polêmicas, mandava um comunicado fazendo a devida advertência.

➽ Foi o caso, por exemplo das greves: as mesmas regras do trabalhadores do setor privado, pela jurisprudência do STF, passaram a ser adotadas de igual modo para os funcionários públicos porque a Câmara colocava na gaveta todos os projetos que tratavam do assunto,  apesar dos avisos do Poder Judiciário.

➽ Agora quando o STF está definindo como crime de racismo a prática da homofobia vem o presidente reclamar. Bolsonaro acusou a Corte de legislar no lugar do Congresso. Segundo ele, o Judiciário teria que esperar pelo Congresso. Mas como presidente, se o Sr mesmo passou 28 anos na Câmara e não moveu uma palha sequer para regulamentar o assunto?

➽ Revoltado com a Suprema Corte por causa daquela decisão sobre homofobia, depois de flertar com o presidente Toffoli na questão do Pacto dos Três Poderes, não deixando nem  essa questão amadurecer, Bolsonaro de imediato parte para o confronto, e promete nomear um ministro evangélico conservador para peitar  e tentar enquadrar a maioria de católicos que compõe a Casa. Sr presidente, o STF é laico, interpreta a Constituição e as leis do nosso País, e não decide pelas regras ou doutrinas das religiões.

ESTADOS E MUNICÍPIOS FARÃO AS SUAS PRÓPRIAS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA

➽ Requerimento com 191 assinaturas foi apresentado na CCJ da Câmara dos Deputados para que os Estados e Municípios façam as suas próprias reformas da Previdência e não tomem carona na reforma que tramita no Congresso. Governadores, deputados estaduais e vereadores terão que enfrentar movimentos da classe dos servidores públicos durante a tramitação das matérias sobre Previdência nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. É aí onde a porca torce o rabo …

EM SERGIPE D’DEL REI, ORDENS SÃO ORDENS

➽ Se depender da ordem do governador Belivaldo, que veta qualquer acordo do PT com o PSB (que ele tem como “inimigo” do governo), o partido de Lula vai marchar sozinho nas eleições municipais de Aracaju, ou terá que manter a vontade da candidatura própria, arranjando  outras siglas com as quais possa se coligar na majoritária, e com o aprove-se do governador. Ou vai assim, ou perde todos os cargos na administração estadual. É aí onde a porca torce o rabo …

ATRASO NAS OBRAS DO MERCADO EM SIMÃO DIAS

        Na foto com o líder político Cristiano  

 

➽ Como costumo fazer semanalmente, neste sábado passei no Mercado Municipal de Simão Dias para fazer a minha feira e ouvi muitas reclamações de feirantes e de marchantes sobre a situação de abandono a que foram jogados. Disse a eles que a verba para a reforma e ampliação do Mercado, no montante de cerca de R$ 1 milhão e meio, já se encontra em poder da Prefeitura. As obras foram iniciadas e depois paralisadas por desídia da empresa ganhadora da licitação. Mas isso já tem perto de um ano, sem solução por parte do município. Segundo informa o prefeito Marival nova licitação já foi providenciada. 

ADVERSÁRIOS DE BELIVALDO EM CÉU DE BRIGADEIRO

➽ Em Simão Dias, adversários do governo, ligados ao PSB, estão sendo abordados, ou pelo próprio governador Belivaldo, ou por seus intermediários, ofertando-lhes cargos em comissão desde que mudem de lado.

➽ A última oferta foi a de um cargo de diretor do IPES, com uma polpuda remuneração. Ao intermediário, o abordado recusou a oferta com a observação de que preferia ficar sem o bafejo do governo  pra não ganhar a pecha de traidor.

➽ Como se vê, o governo de Sergipe só está em crise no discurso para evitar pressões de aliados com aquela chatice de pedir emprego. Para os “inimigos” do PSB,  na tentativa de esvaziar os socialistas e ganhar novas adesões, o governo esbanja poder, usa a máquina. O céu é o limite na oferta de CCs.

MAIS ARROCHO EM CIMA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

➽ Vem mais arrocho nos Estados cujos gastos com pessoal estão acima do limite prudencial da LRF (como é o caso de SERGIPE).

➽ Os governadores, querendo aliviar o tranco das despesas, foram ao STF pedir o julgamento da ADI 2.238 que permite a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos com o correspondente corte nos vencimentos.

➽ O STF pautou para o próximo dia 6 de junho o julgamento da mencionada ADI. Os servidores públicos que amargam a perda do valor de seus salários, sem aumento há vários anos, e ainda recebendo com atraso, que se previnam para o baque. 

➽A partir dessa decisão do STF, se acontecer como querem os  governadores – como uma das saídas para a crise financeira que atravessam seus Estados -, funcionários públicos estarão sendo escolhidos mais uma vez como alvos para pagar a conta da incompetência governamental.

                             ACV