UVA NO SERTÃO

JÁ É UMA REALIDADE

  • Emendas individuais de minha autoria, como senador, possibilitaram a pesquisa e a produção de uvas no Sertão.

  • Com o objetivo de agregar valores, kits de produção de sucos  adquiridos com esses recursos federais,  serão entregues aos produtores nesses próximos dias. Eles vão passar a vender suco in natura, e fazendo jus ao seu trabalho, aumentando a renda e gerando mais emprego na região. 

  • Em 2019, apresentei emenda individual, aprovada pelo Congresso, destinada à cultura do umbu, visando recuperar essa espécie nativa em vias de extinção, além de contribuir para assegurar renda ao agricultor, e de contribuir para a revitalização da bacia do Rio São Francisco, com o seu revestimento florestal.

A Secom/Cohidro destaca em matéria publicada no seu site a evolução da produção de uva nos perímetros irrigados de Canindé de São Francisco e Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Quatro colheitas já foram feitas por produtores previamente selecionados. Com a assistência técnica da Embrapa Semiárido localizada em Petrolina (PE), de posse de todos os insumos e materiais fornecidos gratuitamente, os irrigantes tinham a missão de mostrar em campo e na prática, que a produção de uvas seria viável no Alto Sertão.

Passados dois anos de intenso trabalho de  acompanhamento permanente por parte da Embrapa, verificou-se que, nesse período, foram feitas quatro colheitas da uva isabel, muito utilizada para consumo in natura e produção de sucos.

Conforme atesta a Cohidro, nesta fase de pesquisa e observação, os produtores rurais receberam da Embrapa todo o material para o desenvolvimento  dos campos, como sistemas de irrigação por gotejamento, mudas, e insumos necessários para o crescimento das plantas, bem como assistência técnica.

A próxima etapa, será a entrega aos agricultores de kits de máquinas de produção de sucos, também adquiridos com recursos públicos federais oriundos de minhas emendas individuais.

Todo o trabalho de assistência técnica foi realizado pelo engenheiro agrônomo Paulo Roberto (Embrapa, Petrolina-PE), com a participação voluntária do ex-secretário de estado da agricultura Paulo Viana, o qual, fez ao meu lado, várias visitas aos campos de produção de  uvas  em Petrolina e aos perímetros irrigados de Canindé e Poço Redondo.

Esse projeto de plantio de uvas está sendo ampliado com a uva sem semente da variedade vitória.

Nota:  produtor Levi Ribeiro, conhecido como Sidrack. Foto: Fernando Augusto. Veja a seguir matéria da Secom/Cohidro: https://cohidro.se.gov.br/?p=14333

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *