O nosso convidado de hoje é o senador Valadares, um político excepcional. Foi prefeito de sua terra natal, Simão Dias, e desde então galgou uma sólida carreira política.Apaixonado por Sergipe, defendeu com fervor seu estado em todos mandatos. Foi deputado estadual por duas vezes, deputado federal, vice-governador e governador de Sergipe por dois mandatos. Foi um atuante senador por três mandatos e hoje, como cidadão, participa ativamente da vida política de seu Estado. O nome Antonio Carlos Valadares é reconhecido pela honradez, liderança, capacidade de trabalho e austeridade com o dinheiro público. Durante toda a sua história política teve uma conduta ilibada, autor de inúmeros projetos importantes, conhecido por sua ética e em tudo que realiza. Pai carinhoso de Valadares Filho e Luciana, avô amoroso, eterno apaixonado pela bela Quérzia, homem de fé, amigo fiel e nas horas vagas gosta de conversar sobre política e exercitar seus dons artísticos; Antonio Carlos Valadares é um disciplinado aprendiz de piano. Vamos saber mais um pouco da sua personalidade!
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Momento preferido do dia: Ao acordar bem cedo, depois de um sono revigorador, abrir a janela, olhar para o tempo, e louvar a Deus pela paisagem e pela vida.
Um motivo de orgulho? Nunca ter envergonhado a minha famflia e o meu Estado por denúncia de corrupção ou da prática de atos ilícitos contra a Nação.
Trilha sonora da sua vida: The Bridge On The River Kwai Theme, do filme “A Ponte do Rio Kwai”.
Um talento doméstico: Gosto de fazer um suco detox. Os meus ingredientes preferidos são: gengibre, limão e a couve.
Qual é a primeira coisa que pensa ao acordar? Rezar um pouco e fazer alguma caminhada ou uma ginástica leve pra desenferrujar os músculos.
O que mais aprecia em seus amigos? A lealdade e o companheirismo.
Rede social preferida? TWitter
Uma mania: Filmes antigos, principalmente, faroeste e guerra.
Qual a sua melhor lembrança do início de carreira? A minha campanha para prefeito de Simão Dias. Tinha apenas 22 anos e derrubei as forças políticas mais poderosas do município. Com o tempo, os meus adversários foram-se tornando meus amigos e aliados.
Em que momento do dia é mais feliz? Procuro evitar aborrecimentos para que o dia seja o mais feliz possível.
Por que motivo chorou a última vez? A morte de minha mãe.
E por que motivo sorriu? O importante é sorrir sempre, até mesmo diante do insucesso, encarando-o como uma oportunidade de aperfeiçoamento.
Uma ambição profissional: Eu gostaria de dominar todos os segredos da comunicação através da internet.
Quem você gostaria de ser se não fosse você mesmo? Eu gostaria de ser alguém que tivesse o poder da previsibilidade.
E onde gostaria de viver? Gostaria de continuar a viver aqui mesmo em Sergipe, mas sem nunca me abater e cruzar os braços. É uma obrigação que sinto que só vai acabar quando eu não tiver mais forças.
Última vez que gritou: Já dei várias topadas que doeram de verdade, mas a última foi a pior de todas… foi uma queda e tanto ao tropeçar no batente de minha casa.
Uma culinária que faz bem ao paladar: Uma cocada bem feita.
Você tem medo de que? Da maldade humana.
Um cheiro: Cheiro de camisa bem lavada, com o corpo enxuto, depois de um banho da cabeça aos pés.
Gasta muito com: Gasto um pouquinho comprando DVDs, notadamente de filmes antigos. Tenho uma ampla coleção de filmes que venho fazendo há muitos anos, e que os assisto quase sempre e guardando-os com muito carinho.
Qual a sua idéia de um domingo perfeito? Pegar o meu fusca e sair por aí passeando. Parar na Atalaia e caminhar na areia, vendo o movimento das ondas.
Uma lembrança da infância: Quando fui jogado da garupa de um jegue e caí esparramado no leito de um riacho…
Uma palavra: Responsabilidade.
Qual o seu bem mais precioso? O meu passado, construído com muita dedicação e honestidade.
Um hábito do qual não abre mão: Gostar de ler bons livros e de falar e escrever dizendo a verdade.
Um hábito de que você quer se livrar? Dormir tarde.
Um gosto inusitado: Em casa nunca deixo faltar uma cocada diet ou pelo menos um pedaço de rapadura.
Qual o projeto que gostaria de ver aprovado na Câmara? Um sistema parlamentarista de governo, para, depois de tramitar nas duas Casas, ser submetido a um referendo popular.
Memória afetiva: Sempre que ingresso na viagem em direção ao passado me recordo da luta de meu pai junto com minha mãe para criar seus 7 filhos.
O que não come de jeito nenhum: Tripa e língua.
Um elogio inesquecível: Ter recebido do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), o prêmio dos “100 cabeças do Congresso”, por 10 anos seguidos, no exercício de meu mandato de senador.
Um livro insubstituível: Winston Churchill – Uma Vida, escrito por Martin Gilbert.
Que dom gostaria de ter? O da paciência para lidar com a intolerância e a falsidade.
Um filme que sempre quer rever: “E o Vento Levou”, com Clark Gable e Vivien Leigh.
Que pecado comete com mais freqüência? Desejo de comer doce.
Principal qualidade em um homem: O caráter.
Um arrependimento: Na política, não ter atendido ao apelo do governador Jackson Barreto para indicar Valadares Filho como vice-governador nas eleições de 2014.
Principal qualidade em uma mulher: A classe.
Em que situação vale a pena mentir? Uma mentira leva à outra. Melhor saber como dizer a verdade sem dureza, com jeito e ternura.
Um lugar inesquecível? As Muralhas da China.
Em que situação você perde a elegância? O político e nunca deve perder a elegância mesmo quando atacado.
Traição é perdoável? Eu já li em algum lugar que “todo traidor um dia foi amigo”. Alimentar ódio ao traidor faz mal a ao coração.
O que você faria se não fosse proibido? Quem deseja a fazer algo proibido nunca diz de público que o faria em algum momento de sua vida. O que é proibido é proibido, e ponto.
Qual a sua maior realização? Ter dois filhos maravilhosos, Luciana e Antonio Carlos.
Um sonho de consumo a realizar? Gostaria de um dia fazer uma viagem de 30 dias ao Japão e a algumas ilhas exóticas do Pacífico com minha companheira de todas a horas Quérzia.
Uma frase: “Ter muito cuidado para não errar, mas se errou, ter a humildade de reconhecer, e não voltar a errar”.
*Nota: Antonio Carlos Valadares foi governador apenas uma vez, no período de 15/03/1987 a 15/03/1991.
*Autorretrato – s.m. Imagem que se faz de si próprio cujas formas e aspectos podem ser realizadas na forma de pinturas, desenhos, literatura, narração escrita ou oral. (app DICIO)